Avanço da agricultura sustentável exigirá parceria entre ministérios

juliana simoes _ reuniao fao
Juliana Simões (C) defende aliança entre Meio Ambiente e Agricultura – Divulgação/FAO

Os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura precisam estabelecer uma aliança para propor políticas de incentivo econômico e financeiro a práticas agroambientais, o que permitirá avançar em direção a uma atividade agrícola mais sustentável, tanto na agricultura familiar como no agronegócio.

A parceria é defendida pela secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Juliana Simões. Esta semana, ela participou da Oficina Regional sobre Indicadores para Políticas Agroambientais na América Latina e no Caribe, na Cidade do Panamá.

O evento foi promovido pelo escritório regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A oficina é parte de um projeto de cooperação técnica do governo brasileiro com a FAO para o fortalecimento das políticas agroambientais em países da América Latina e Caribe, por meio do diálogo e intercâmbio de experiências nacionais.

A iniciativa promove estudos, intercâmbio de experiências e elaboração de diretrizes voluntárias para políticas públicas agroambientais, como ferramenta para a redução da pobreza rural e da insegurança alimentar na região.

Além do Brasil, participam do evento representantes dos governos e de vários setores da agricultura e do meio ambiente da Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, México, Panamá e Paraguai. Eles analisaram as medidas propostas pelas Diretrizes Voluntárias para Políticas Agroambientais na América Latina e no Caribe.

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: