Pernambuco é autorizado a retomar vendas de frutas cítricas para todo o país

Pernambuco já pode voltar a vender laranjas e limões para todos os estados do país. Isso porque o estado obteve do Ministério da Agricultura o reconhecimento como área livre de cancro cítrico, doença que afeta essas frutas.
Em setembro do ano passado, o ministério publicou resolução dando 180 dias para que os estados brasileiros mostrassem que estavam livres da praga. O prazo expirou em fevereiro, mas Pernambuco só apresentou seu levantamento há cerca de dois meses. Por isso, somente agora o estado foi reconhecido como área sem a doença.
“Sem o levantamento, o estado ficou com o status de risco desconhecido. Isso impedia o trânsito de laranja, limão e tangerina para outros estados”, disse a diretora de defesa e inspeção vegetal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Raquel Miranda.
O trabalho, realizado em todas as áreas produtivas do estado, foi concluído neste ano e não encontrou ocorrências da praga. O reconhecimento do estado como área livre de cancro cítrico abre espaço para que a produção da Zona da Mata e no Vale do São Francisco possa voltar a ser comercializada para outros estados.
O cancro cítrico é uma doença causada por uma bactéria que se espalha rápido. A praga provoca lesões nos frutos e nas folhas das plantas cítricas e reduz a produção.