Anater vai formar técnicos em assistência e extensão rural no Pará, Piauí e Rondônia

a ater
MDA/Gov.br

A Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater) realiza, nesta semana, o curso de formação para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater) nos estados do Pará, Piauí e de Rondônia.

O curso faz parte das ações do projeto piloto, que vai beneficiar agricultores familiares de oito estados e do Distrito Federal.

Segundo o gerente de Gestão de Ater e Formação da Anater, Vilmar Matter, o objetivo do curso é preparar os agentes para ir a campo e executar a proposta do projeto piloto da Anater, que tem foco no desenvolvimento local, visando gerar conhecimento dentro da própria comunidade.

“Para isso, vamos trabalhar com unidades de referência, fazendo a integração entre a pesquisa e o ensino, para que possamos utilizar o conhecimento e as tecnologias já desenvolvidas nesse trabalho junto com os agricultores, de acordo com sua necessidade e especificidade”, ressalta Matter.

O projeto piloto vai beneficiar 10 mil agricultores familiares e formar mil agentes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, além do Distrito Federal, com investimento de R$ 50.853.380,00, de 2017 a 2020.

Unidades familiares de produção

No Pará, o projeto piloto está sendo realizado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e vai contemplar mil unidades familiares de produção agrária em 40 municípios, sendo 25 beneficiários por município.

O objetivo é aumentar a capacidade produtiva e de comercialização de agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais.

No Piauí, as ações são realizadas em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural e envolverá 2.970 famílias rurais, sendo que 2.924 são agricultores e 46 famílias beneficiárias do Programa Nacional do Crédito Fundiário distribuídos, em 68 municípios.

Já em Rondônia, o projeto é realizado em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural e vai beneficiar quinhentas famílias com assistência técnica qualificada.

De acordo com Matter, o curso prevê todas as fases de desenvolvimento do projeto. Os técnicos também estão recebendo treinamento para operar o Sistema de Gestão da Anater (SGA), uma ferramenta que vai possibilitar registrar todo o trabalho que desenvolverem no campo.

O gerente da Anater destaca que durante o curso as equipes também vão trabalhar o planejamento de Ater por resultado. “Já temos alguns indicadores que utilizaremos para medir os impactos do trabalho do extensionista junto às famílias de agricultores atendidas.”

Da redação, com informações da Anater

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: