Notícias do dia

Vacinação contra aftosa começa nesta quarta-feira

a _ aftosa vacina
Imunização garante sanidade do rebanho brasileiro – Agência Brasil

Começa nesta quarta-feira (1º) a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa. Com exceção de Santa Catarina, livre da doença sem vacinação, todas as demais unidades da Federação devem imunizar seus rebanhos bovinos e bubalinos. A vacinação vai até o dia 30 de novembro.

De acordo com o calendário da vacinação do Ministério da Agricultura, Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Roraima e São Paulo devem vacinar todo o rebanho, independentemente da idade. Já as demais unidades da Federação devem aplicar a segunda dose apenas em bovinos e bubalinos de até 2 anos.

Na primeira etapa de vacinação deste ano, realizada a partir de maio, a cobertura vacinal atingiu 98,28% do rebanho. De 195,4 milhões de cabeças, foram vacinados 192,1 milhões. O Brasil tem um rebanho bovino de mais de 217 milhões de cabeças.

Quase todos os estados do país são livres da febre aftosa com vacinação. Apenas o Amazonas e o Amapá ainda têm o reconhecimento do Ministério da Agricultura de livre da doença com vacinação.

A dose da vacina é de 5 ml e a temperatura de conservação do produto pode variar entre 2°C a 8°C. A dose é aplicada na tábua do pescoço dos bovinos e bubalinos e a Declaração de Vacinação deve ser formalizada no serviço veterinário oficial de cada estado.

A meta do Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), com duração prevista de 10 anos, é fortalecer e consolidar o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) para a retirada total da vacinação contra a febre aftosa até 2023.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading