Sementes de arroz, feijão e milho para 5 mil assentados goianos

a _ sementes feijoão milho embrapa
Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Agricultores familiares goianos fornecerão 66,6 mil kg de sementes de arroz primavera, feijão rosinha e milho para cerca de 5 mil assentados da reforma agrária no estado. O produto foi comprado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com investimento de R$ 555 mil repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A compra foi efetivada pela Central de Associações de Minis e Pequenos Produtores Rurais do Município de Catalão (CAMPPRMC) e beneficia 40 agricultores fornecedores dos municípios de Crixás, Guarani de Goiás, Edealina, Ipameri, Catalão, Palmeiras de Goiás, Jaraguá, Campos verdes, Santa Terezinha, Guapó, Silvania e Ouvidor.

As sementes foram solicitadas pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para doação a famílias cadastradas pelo Movimento Camponês Popular (MCP), pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF) em 61 municípios goianos. Entre eles, Alto Paraíso, Catalão, Cavalcante, Cidade de Goiás, Formoso, Itapuranga, Ouvidor, Pirenópolis e Santa Cruz de Goiás.

A Conab compra sementes de organizações da agricultura familiar com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP-Jurídica) a partir da demanda de órgãos parceiros. A destinação do produto é definida pelo solicitante, com prioridade para famílias de agricultores familiares inscritos no Cadastro Único, mulheres, assentados, povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta