Técnicos de cooperativas recebem treinamento sobre bovinocultura de leite

bois embrapa 23
 Foto: Manuela Bergamim/Embrapa

Começou nesta semana o Treinamento em Bovinocultura de Leite para Técnicos do Sistema Cooperativista Ligados ao Sistema OCB/Sescoop (Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). O treinamento será realizado em sete módulos, por sete semanas ao longo do ano.  O objetivo é capacitar os técnicos das cooperativas para atuarem como multiplicadores das inovações tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa agropecuária.

Este é o segundo ano consecutivo que a Embrapa Gado de Leite realiza o treinamento, resultado de uma parceria com a OCB e a Sescoop. Em 2017, o evento reuniu 24 técnicos de diversos estados do país e foi considerado um sucesso pelas instituições parceiras.

Com 25 técnicos realizando o treinamento em 2018, a principal diferença em relação ao ano passado é que todos os módulos serão presenciais e ocorrerão na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG) e no campo experimental da instituição, em Coronel Pacheco (MG). Também haverá visitas a algumas propriedades leiteiras da região.

Entre os temas tratados neste primeiro módulo estão:

– Produção de leite no Brasil e no mundo;

– Conceito e estrutura de cadeia produtiva;

– Cenários e análise do mercado de leite;

– Censo do cooperativismo do leite;

– Princípios do cooperativismo;

– Novas abordagens para a transferência de tecnologias;

– Sistemas de produção de leite no Brasil.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado, Paulo do Carmo Martins, “o cooperativismo é o caminho mais sólido para o desenvolvimento do setor agropecuário”. Ele avalia que este é um grande investimento que as instituições envolvidas se propõem fazer para o desenvolvimento da pecuária de leite no país.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, William Bernardo, afirma que a série de treinamentos é uma oportunidade excelente para reciclagem efetiva e em alto nível, que inclui uma visão do futuro para o setor leiteiro.

Na abertura do evento, na última terça-feira (20), o gerente técnico e econômico da OCB, Fernando Ferreira Pinheiro, ressaltou o papel fundamental das cooperativas agropecuárias no desenvolvimento do setor leiteiro. “Pela importância do leite e sua característica única de estar presente em todas as regiões do Brasil, é o único produto que tem espaço específico e permanente de discussão no âmbito do cooperativismo”, enfatizou.

Da redação, com Embrapa

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: