Eventos da raça crioula no Paraná registram recordes

Os paranaenses estão se destacando no cenário do cavalo crioulo nos últimos anos, conquistando títulos importantes nas modalidades da raça e fomentando a genética comprovada nas pistas de provas e exposições. Conforme a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a manada de exemplares no Paraná atualmente é de 22 mil animais, a segunda maior do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

O crescimento é comprovado pelos números já alcançados neste ano em participação nos eventos. Em 30 dias, em três credenciadoras ao Freio de Ouro, principal modalidade equestre da raça crioula, realizadas no estado (duas em Ponta Grossa e uma em Balsa Nova), participaram das disputas cerca de 120 animais.

“Foram três credenciadoras em um raio de 100 quilômetros de Curitiba com um número recorde e todos os eventos com disputas em alto nível”, destaca o analista de Expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Gérson de Medeiros.

Para o representante da associação, o fortalecimento da raça crioula no Paraná se deve especialmente aos usuários do cavalo. A região, lembra, é muito forte no laço comprido, com eventos e rodeios praticamente todos os finais de semana. “Esses laçadores vão atrás de cavalos bons que se adaptam à modalidade e acabam encontrando linhagens específicas para o Freio de Ouro. Esse treinamento acaba instigando os criadores a participar da modalidade”, observa.

O Paraná está na rota dos grandes eventos do cavalo crioulo. Neste ano, além de diversas provas e exposições, ocorrem também etapas de Exposições Passaportes, que selecionam animais para a Exposição Nacional da Morfologia, durante a Expointer. Na agenda estão Londrina, de 13 a 15 de abril, e Guarapuava, entre 6 e 7 de julho. Além disso, ocorrerá uma classificatória ao Freio de Ouro em Ponta Grossa, de 21 a 24 de junho.

Foto: Daymon Grocheviski/AABCCC/Divulgação

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: