Fórum mundial discutirá em Brasília uso sustentável do fósforo

forum mundial fosforo

O uso adequado do fósforo na agricultura estará no centro dos debates científicos entre os dias 20 e 22 de agosto, em Brasília, durante o VI Encontro Sustentável do Fósforo (SPS2018), fórum mundial. A Embrapa é uma das organizadoras dessa edição do evento, que ocorrerá pela primeira vez no Hemisfério Sul e cujas inscrições estão abertas.

Estudo recente publicado por pesquisadores da Embrapa Solos (RJ) e de outras instituições brasileiras revelou que quase metade do fósforo aplicado na agricultura em forma de fertilizante inorgânico, nos últimos 50 anos no Brasil, continua fixada no solo.

Segundo a Embrapa, esse legado, que representa 22,8 milhões de toneladas do insumo ainda na terra, avaliados hoje em mais de U$ 40 bilhões, pode ajudar o Brasil a se precaver contra uma possível escassez futura do nutriente ou variações no preço. Em 2008, por exemplo, o valor de mercado da rocha de fosfato aumentou 800% em um período de 18 meses.

“Pretendemos mostrar um cenário mais realista do uso do fósforo no Brasil para o mundo”, revela Vinicius Benites, chefe-adjunto de P&D da Embrapa Solos. O SPS 2018 também discutirá a situação na Ásia, África e Pacífico, com enfoque nos desafios e oportunidades dessas regiões.

Entre os palestrantes já confirmados estão Tom Bruulsema, do International Plant Nutrition Institute (IPNI), no Canadá; Per-Erik Mellander, do Johnstown Castle Environmental Research Centre (Teagasc), na Irlanda; e Dana Cordell, do Institute for Sustainable Futures (UTS), da Austrália.

Os encontros para discutir o uso sustentável do fósforo começaram em 2010, na Suécia. Os demais fóruns foram realizados nos Estados Unidos (2011), na Austrália (2012), na França (2014) e na China (2016). A edição brasileira reunirá várias lideranças da ciência, indústria e política, buscando identificar ações a respeito da disponibilidade e acessibilidade do nutriente na segurança alimentar e agricultura, protegendo o meio ambiente e apoiando a vida urbana e no campo.

Contatos

+55 43 3025-5223

sps2018@fbeventos.com

Da redação, com Embrapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: