Senar-MT, Horus e XMobots preparam treinamentos com drones e VANT

drones senar mt
Foto: Divulgação/Senar-MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Sener-MT) ofertará, no próximo ano, novos treinamentos para capacitar profissionais que vão trabalhar na operação de drones e veículos aéreos não tripulados (VANT). Técnicos da instituição, em parceria com profissionais da Horus Aeronaves, empresa especializada em desenvolvimento de imagens aéreas, já estão trabalhando na formatação dos novos cursos.

E as aulas práticas que serão realizadas com os equipamentos mais modernos do mercado brasileiro estão garantidas, graças a uma parceria com a XMobots, empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de aeronaves remotamente pilotadas. “Vamos ceder dois equipamentos Arator 5B para serem utilizados nas aulas práticas”, conta a representante da empresa XMobots, Tathiana Miloso. Ela acrescenta ainda que a empresa tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voar acima de 120 metros.

Fundada em 2007 por engenheiros, mestrandos e doutorandos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a XMobots tem como objetivo dominar tecnologicamente a cadeia de desenvolvimento e fabricação de sistemas não tripulados. Tathiana ressalta ainda que, esta parceria é fundamental para definir o futuro do setor e torná-lo cada vez mais profissional. “É uma área nova e precisamos de operadores capacitados. O Senar é uma instituição renomada, quando o assunto é capacitação e o setor precisa investir na profissionalização. Sendo assim, nesta parceria todos ganham”.

Pesquisa e desenvolvimento

Ela conta ainda que a empresa tem sede no polo aeronáutico de São Carlos (SP) e é reconhecida como um dos principais núcleos de inovação tecnológica do Brasil. “Nossa infraestrutura é composta por fábrica, setor de controle de qualidade, laboratório de engenharia e uma equipe de profissionais qualificados. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento é contínuo e temos certeza que esta parceria renderá excelentes frutos”.

Assim como para Tathiana, para o representante da Horus Aeronave, Fabrício Herts, a parceria com o SENAR-MT é uma via de mão dupla. “A instituição tem muito a ver com o nosso negócio e vai nos ajudar a difundir informações e conhecimento. Juntos formataremos novos treinamentos que vão capacitar os profissionais para operar os novos equipamentos que estão chegando no mercado”.

Herts também destaca que o setor é novo e que ainda necessita muito de profissionalização. Ele conta que a Horus foi fundada em 2010, quando três estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina começaram a participar de um projeto de pesquisa com drones.

Com sede em Florianópolis (SC), a empresa conta em sua planta com a fábrica, setor de desenvolvimento, administração e assistência técnica. Já o escritório comercial e assistência técnica estão em Piracicaba (SP). “Nosso constante aprimoramento e busca por novos resultados geraram um know-how tanto na área de prestação de serviços com drones, quanto em desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial para o processamento automatizado das imagens. Dessa maneira, atuamos fortemente no Agronegócio”.

Treinamento

Nos últimos dois anos, o Senar-MT capacitou cerca de 300 pessoas para atuar no setor de drones. Para os próximos quatro meses estão previstos mais quatro treinamentos de operação de veículo aéreo não tripulado (VANTs/Drones).

Confira a programação:

22 –  Outubro – Campo Verde

09 – Novembro – Pedra Preta

04 – Dezembro – Porto dos Gaúchos

Do Senar/MT

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: