Arroz: Indicador cai, depois de sete meses de altas consecutivas

arroz 30 arte embrapa marcos aurelio goncalves
Mercado do arroz está retraído – Arte: Marcos Aurélio Gonçalves/Embrapa

Após registrar alta por sete meses consecutivos, em outubro (até o dia 30), o Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% de grãos inteiros, acumula queda de 5,26%, fechando a R$ 43,34/sc na terça-feira (30). Em apenas sete dias (de 23 a 30 de outubro), o Indicador caiu 1,54%.

Com baixo interesse por novas compras de arroz em casca, beneficiadoras consultadas pelo Cepea reduziram suas ofertas, mas, ainda assim, algumas negociações foram efetivadas para repor estoque. Já outras seguem fora do mercado, trabalhando com o arroz adquirido anteriormente.

A postura cautelosa está atrelada ao fraco desempenho das vendas de beneficiado, além do baixo preço, resultado da pressão dos setores atacadista e varejista dos grandes centros.

Do lado vendedor, orizicultores consultados pelo Cepea, com necessidade de “fazer caixa”, estiveram ativos, disponibilizando principalmente arroz depositado nas indústrias, para cumprir pagamentos de safra.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta