Exportação brasileira de soja pode alcançar volume recorde neste ano

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Volume exportado deve chegar a 80 milhões de t em 2018, projeta Anec – Arquivo/Embrapa

Os exportadores brasileiros de soja em grãos têm bons motivos para comemorar o desempenho do setor ao longo de 2018, mantendo-se na liderança do ranking internacional, posição que tem sido alternada com os Estados Unidos. A projeção é a de atingir, até o fim do ano, 80 milhões de toneladas, número que ainda pode ser acrescido em mais dois milhões de t. Caso isso se confirme, o Brasil fechará 2018 com um volume de exportações da oleaginosa 19,4% superior ao do ano passado, de 67 milhões de toneladas.

O volume de exportações de 2018 superou as expectativas do setor, que projetava algo em torno de 70 milhões de toneladas, conforme o diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Sergio Mendes. Ele disse que além do câmbio favorável, dos bons preços na cotação da commoditie, esse resultado teve a influência do fato de os chineses terem sobretaxado a soja americana.

Apesar disso, “o Brasil é competitivo em qualquer situação e não precisa que os Estados Unidos tenham problemas comerciais com a China.”, destacou o executivo, referindo-se às negociações sobre o grão. Mendes informou que, sozinho, os chineses consomem 80% da soja exportada e os 20% restante seguem para outros países asiáticos e parte da Europa.

Para o próximo ano, o dirigente acredita que o setor continuará obtendo bons resultados, mas avalia ser difícil fazer qualquer projeção, porque tudo dependerá do comportamento do mercado. “Vamos crescer em 3% na produção, mas precisamos esperar um pouco mais para estimar se as exportações poderão aumentar também”.

Mendes manifestou a expectativa de que seja mantida a política de desoneração do setor por meio da Lei Kandir, já que uma eventual revogação seria “uma verdadeira maldição”, porque o Brasil só se tornou competitivo nesse setor justamente pelos incentivos fiscais.

O executivo também se queixou das desvantagens de custo com seu maior competidor no mercado internacional, apontando que o país gasta por tonelada US$ 40 a mais do que os Estados Unidos para embarcar a mercadoria.

Da Agência Brasil

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