Bolsonaro deve anunciar hoje nome do ministro do Meio Ambiente

Silas Souza/Especial para o AGROemDIA
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, anuncia nas próximas horas o nome do futuro ministro do Meio Ambiente. Dois nomes são cotados: Xico Graziano e Ricardo Salles. Daqui a pouco, Bolsonaro recebe a nova ministra da Agricultura, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), para tratar do assunto. Tereza Cristina disse ao AGROemDIA que deve ser escolhido alguém que possa criar uma conexão com o setor agropecuário, ter uma atitude colaborativa e compromisso com a sustentabilidade em todas as etapas do ciclo produtivo do agronegócio, sem o ranço da perseguição aos produtores rurais.
“A ideia é evitar conflitos entre essas duas pastas [Agricultura e Meio Ambiente]. Aliás, o que a sociedade precisa entender é que produção e preservação não são excludentes. Os agricultores e criadores sabem cuidar de suas propriedades, sabem produzir hoje em dia com sustentabilidade. Isso é notório”, ressaltou a futura ministra, que também presidente a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Segundo Tereza Cristina, as normas contidas no Código Florestal são bem claras sobre o que se deve e o que não se deve praticar em cada propriedade, em cada bioma brasileiro. “As regras são claras. O Código Florestal foi amplamente debatido em todo o território nacional num belo e importante trabalho conduzido pelos deputados Moacir Micheletto e Aldo Rebelo.”
Tereza Cristina adiantou que, a partir de agora, o Ministério da Agricultura vai trabalhar em parceria com o Meio Ambiente numa sinergia para reduzir impactos ambientais e buscar incessantemente manter saudáveis tanto os alimentos quanto o meio ambiente. “Para tanto, quem produz precisa ter tranquilidade e segurança jurídica para bem produzir, sem a expectativa de pesadas multas ambientais.” Esta, assinalou ela, é a orientação do presidente Bolsonaro.