Sindag promove aviação agrícola brasileira em feira do setor nos EUA

aviacao agricola feira eua 6 12
Convenção nos EUA é vitrine global para avião agrícola brasileira – Sindag/Divulgação

O setor aeroagrícola brasileiro entra hoje no quarto e último dia de participação na Convenção da Associação Nacional e Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês), que ocorre na cidade de Reno, no estado de Nevada. Além do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Júlio Kämpf, e do diretor-executivo da entidade, Gabriel Colle, a delegação brasileira é formada ainda por três empresas que estão buscando entrar nos EUA, que tem o maior mercado mundial do setor – a paranaense Zanoni Equipamentos e as gaúchas Smart Composer e Travicar Tecnologia Agrícola.

Esta é a terceira vez que o Sindag participa da feira, por meio de parceria firmada em 2016 com a NAAA. O estande do sindicato brasileiro está recebendo, neste ano, o maior movimento de todas as edições, principalmente de visitantes interessados no projeto Aviação Agrícola 360°. Trata-se de uma iniciativa de divulgação da aviação agrícola através de realidade virtual, no qual a pessoa utiliza óculos especiais para acompanhar uma operação em lavouras de dentro – desde o briefing da missão até o abastecimento da aeronave e o voo sobre a lavoura.

Uma ideia simples, que usa uma tecnologia já conhecida, mas uma novidade no trabalho de aproximar o setor da sociedade (escolas, universidade, eventos comunitários etc) e no treinamento de pessoal para o setor. A iniciativa despertou o interesse, no Reno-Sparks Convention Center, dos diretores da NAAA, do alto escalão de empresas fabricantes de aviões e de outros representantes de todo o trade em torno do setor.

sindag eua 6 12
Diretoria do Sindag e empresários do setor prospectam negócios nos EUA – Sindag/Divulgação

Ações para o Brasil

Além da troca de experiências e de incentivar as empresas brasileiras a focarem no mercado norte-americano – não só para vender a qualidade brasileira, mas também para se aprimorar –, o interesse do Sindag em visitar a Convenção Anual da NAAA é atrair expositores para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, cuja próxima edição ocorrerá ano que vem, em Sertãozinho/SP (30 de julho a 1º de agosto).

Desde que o sindicato empresarial brasileiro começou a frequentar o evento norte-americano, três novas empresas de lá passaram a figurar no rol de estrangeiras no congresso organizado anualmente pelo Sindag – e, junto com as nacionais, somaram 89 expositores no último congresso brasileiro, ocorrido em agosto, em Maringá/PR (o terceiro recorde consecutivo).

Outro resultado positiva dessa aproximação do Sindag com a coirmã americana é a consolidação de parcerias que já existiam, mas que estão ganhando maior abrangência. Caso da texana Air Tractor, maior fabricante do mundo de aviões agrícolas. A empresa sempre esteve nos congressos aeroagrícolas organizados pelo Sindag, mas, a partir das conversas intensificadas aqui e lá, anunciou este ano que pretende investir em ações do Sindag e do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag).

O próprio presidente da Air Tractor, Jim Hirch, recebeu ontem de Júlio Kämpf o projeto de ações conjuntas do Sindag e Ibravag para os próximos anos.

“A nossa participação é relevante para esta convenção aqui. Esperamos que o convênio com a NAAA se mantenha por mais alguns anos para que possamos trazer mais empresas do Brasil para o evento, a fim de mostrar o nosso potencial aeroagrícola nos Estados Unidos”, ressaltou Júlio Kämpf.

O Brasil tem a segunda maior frota agrícola do mundo, com cerca de 2,1 mil aeronaves. Os EUA, no topo do ranking, têm cerca de 3,6 mil aviões e helicópteros atuando em suas lavouras.

Da redação, com Sindag

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: