Exportações brasileiras de arroz quase dobram no acumulado do ano

arroz arroz 10 12
Brasil amplia vendas de arroz no mercado internacional – Paulo Lanzetta/Embrapa

As exportações brasileiras de arroz fecharam novembro deste ano com quase o dobro do volume embarcado em todo o ano de 2017.

Segundo o último balanço da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), baseado em dados do Ministério da Indústria e Comércio Exterior, de janeiro a novembro de 2018, o Brasil exportou 1,24 milhão de toneladas de arroz, o que representou US$ 404 milhões. No ano anterior, o país exportou 624 mil toneladas.

De acordo com o gerente do Brazilian Rice, Gustavo Ludwig, do total exportado em 2018, o arroz em casca se destaca em primeiro lugar, com 628 mil toneladas embarcadas, tendo como destino principal a Venezuela.

Arroz quebrado e branco destacam-se também com 292 e 220 mil toneladas respectivamente, tendo como principais destinos Cuba, Costa Rica e Estados Unidos. Já os mercados-alvo de arroz quebrado são os países africanos.

O arroz brasileiro teve como destino em 2018 90 diferentes países. “Este ano, tivemos uma conjuntura favorável com muito arroz disponível, o real desvalorizado ofertou em um mercado que já reconhece a qualidade do arroz brasileiro”, explica Ludwig.

Brazilian Rice

O projeto tem como objetivo aumentar e consolidar as exportações brasileiras de arroz beneficiado, tornando o Brasil um player reconhecido no comércio internacional pela sua qualidade e capacidade produtiva.

A iniciativa é desenvolvida pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contando com uma série de ações com foco comercial e de aprimoramento da imagem do produto brasileiro em mercados estratégicos.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: