Clima seco reduz oferta de tomates e preços sobem, diz Cepea

tomate embrapa 26 2 19
Roças de tomate de Irecê tiveram perdas de produtividade por causa do clima- Embrapa

O baixo volume de tomates rasteiros nas praças nordestinas tem elevado as cotações em Irecê (BA) neste mês, segundo informações do Hortifruti/Cepea. Na parcial de fevereiro (de 1º a 22), o tomate foi comercializado a R$ 38,30/cx, em média, alta de 121% frente a janeiro, quando os valores estavam em R$ 17,30/cx.

O motivo da oferta reduzida é que, além de o agreste pernambucano ainda estar no início da colheita, as roças de Irecê tiveram perdas significativas de produtividade, devido ao clima seco.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas de janeiro acumularam apenas 25,4 mm, 78% abaixo da normal climatológica da região (de 117,2 mm).

Do Cepea/Hortifruti

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: