Tereza Cristina espera que EUA reabram mercado à carne bovina brasileira

tc 12
Ministra tratará do assunto nas viagem aos EUA -Luís Macedo/Câmara dos Deputados

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta terça-feira (12), em São Paulo, que espera a boa vontade do governo dos Estados Unidos para reabrir o mercado de carne bovina in natura para as exportações brasileiras.

Tereza Cristina, que que viaja aos EUA na próxima semana, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, afirmou que o Brasil já cumpriu todas as exigências feitas pelos americanos em relação à qualidade do produto brasileiro e agora está pronto para dar início às exportações ou mesmo para receber uma missão americana que ateste o cumprimento das exigências.

Ela confirmou também que estará na pauta das conversas com os americanos o comércio do etanol e do açúcar. Os EUA querem reduzir a cota de importação do etanol imposta pelo Brasil como proteção ao mercado interno, e o Brasil pretende o mesmo em relação ao açúcar exportado aos EUA pelas empresas brasileiras.

Segundo a ministra, a questão do açúcar é muito importante para o governo do país, porque há alguns anos as exportações brasileiras para o mercado americano não crescem. Também será discutida a abertura de mercados para exportação de carne suína, entre outros assuntos.

Feira em São Paulo

Tereza Cristina participou da abertura da Anufood, feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas, em São Paulo. Ela destacou a importância da feira e desejou que alcance o mesmo sucesso duradouro de sua irmã alemã, a feira de Anuga. Disse que a qualidade da comida e da bebida produzidas no Brasil garantirá, em pouco tempo, o sucesso da feira. Tereza Cristina disse ainda que a feira demonstra como o Brasil tem plenas condições de agregar valor aos produtos que exporta, o que é muito melhor por gerar empregos também nas indústrias do país.

Nas negociações com a China, um dos grandes parceiros comerciais do Brasil no agronegócio, ela acha que o país precisará demonstrar que a indústria brasileira de alimentos e bebidas é moderna e tem capacidade de exportar produtos já acabados para o maior mercado consumidor da Ásia, que atualmente ainda é muito voltado às commodities.

A ministra participou do evento acompanhada do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, e dos secretários adjuntos de Política Agrícola, José Angelo Mazzillo, e de Comércio e Relações Internacionais, Flávio Bettarello.

Do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: