Tereza Cristina empossa novo presidente da Anater

novo presidente anater tereza cristina
Tereza Cristina: Nova Anater vai deixar legado de sua gestão no Mapa – Jerúsia Arruda/Anater

O médico veterinário Ademar Silva Junior é o novo presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater). Ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, na segunda-feira (29), e empossado na manhã desta terça-feira (30) pela ministra de Agricultura e presidente do Conselho de Administração da Anater, Tereza Cristina, na sede da Anater, em Brasília.

Natural de Aparecida do Taboado (MS), Ademar Silva Junior é especialista em agronegócios, além de veterinário. Ele integrou a comissão de transição do governo Bolsonaro e era assessor especial da ministra.

Ademar Silva Júnior foi presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul); superintendente de Indústria e Comércio e Turismo da Seprotur (hoje Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – Semagro); presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar); presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar AR/MS), e vice-presidente de Finanças da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável do MS.

O novo presidente assume a agência com o desafio de levar soluções mais eficazes e produtivas ao meio rural brasileiro, num processo de gestão devidamente adequado ao novo contexto político e econômico do país e à nova perspectiva de Estado.

“Sempre trabalhei no serviço social autônomo, o sistema S, e essa experiência será de grande valia para trabalhar, junto com a equipe, para transformar a Anater na nova Anater. Uma instituição forte e representativa, que possa levar alento aos pequenos e médios produtores de todo o país”, ressalta o presidente.

A Anater nasceu com a proposta de promover, coordenar e implementar programas para o fortalecimento e sustentabilidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil. Sua criação é fruto de um amplo movimento nacional, realizado com parcerias e participação democrática, que mobilizou extensionistas rurais e suas organizações, lideranças de agricultores rurais, estudiosos e acadêmicos, os setores sociais e político, sendo instituída, em 2014, sob a forma de serviço social autônomo, como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública.

Parceria

Ao apresentar à equipe da Anater o novo presidente, a ministra Tereza Cristina destacou o papel fundamental da agência para a efetivação das políticas públicas para o meio rural. “O papel da Anater será fundamental no Ministério da Agricultura. É daqui que queremos tirar um legado que espero deixar no Mapa, já que hoje não temos mais essa divisão da agricultura dentro do governo. Vamos ter agricultura dos pequenos, dos médios, dos grandes produtores, cada um com suas políticas.”

Tereza Cristina enfatizou ainda a importância da assistência técnica para a promoção da qualidade de vida, especialmente dos pequenos produtores. “Vamos trabalhar para que o pequeno produtor possa ter independência, ter o retorno de seu trabalho, ter uma vida melhor, ter dignidade, e, principalmente, trazer o jovem de volta ao campo.”

“Essa é a preocupação que devemos ter na hora de planejar a assistência técnica. Você pode dar crédito, bolsa A, B, C e D, mas, sem assistência técnica, pode esquecer, nunca vai tirá-lo da pobreza. Nós temos potencial. E a Anater tem um papel fundamental. Temos muito a fazer juntos. Vamos colocar a Anater no patamar que ela sempre esteve”, acrescentou.

Diretor técnico

O advogado Benjamin Gomes Maranhão Neto também foi nomeado para assumir a Diretoria Técnica da Anater. Até então, ele ocupava o cargo de diretor do Departamento de Fomento à Inclusão Social e Produtiva Rural da Secretária Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania. Maranhão foi prefeito de Araruna (PB) por dois mandatos e deputado federal por três mandatos.

“Meu trabalho sempre foi ao lado da causa do agricultor. Sempre tive uma relação extremamente próxima da realidade do agricultor familiar, do agricultor de subsistência, do agronegócio, que entendo ser o grande motor do Brasil. Sempre acompanhei o crescimento, a geração de emprego e de divisas pelo setor, e acredito que será uma grande oportunidade de colocar esse conhecimento e essa experiência em prática junto à Anater”, disse Maranhão.

Da Anater

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: