Café Vulcânico é lançado oficialmente

Conta-se que há milhares de anos existiu um vulcão na região onde hoje está situada a cidade de Poços de Caldas, no sul de Minas. A história pode ser comprovada por indícios vistos do alto, como a formação rochosa, a cadeia de montanhas no entorno do município e, especialmente, as águas termais e sulfurosas que brotam do solo e tornaram a cidade conhecida, atraindo turistas de todo o Brasil. 

A região abrange uma área conhecida pelas altitudes que variam entre 700 e 1.300 metros acima do nível do mar. O território é formado por 12 municípios: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais; Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo.

A localização e suas características naturais contribuíram para o desenvolvimento de um café diferenciado, o “Café da Região Vulcânica”, lançado, oficialmente, na última quarta-feira 18, em evento virtual, realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC).

Participaram do lançamento o diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, o diretor de Operações, Marden Márcio Magalhães, o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira e o analista do Sebrae Minas da microrregião de Poços de Caldas, Ivan Figueiredo, além do presidente da Associação dos Produtores do Café Vulcânico, Marco Sanches, e de Paulo Vischi, consultor da Be Consulting.

“Realizamos um trabalho estratégico de valorização da região, dos produtores e dos seus produtos. O modelo de posicionamento vem sendo estruturado desde 2018, com foco em tornar a marca única e verdadeira”, afirmou o diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho.

O projeto para a criação da marca território Cafés da Região Vulcânica começou naquele ano, liderado pelo Sebrae Minas, e incluiu o desenvolvimento de ações voltadas para os produtores e as lideranças locais, que visaram o reconhecimento da região, a conscientização em torno de sua importância e a identificação do potencial de crescimento do setor cafeeiro.

“Foi uma satisfação muito grande ter este lançamento na Semana Internacional do Café. É a culminância de um trabalho intenso e de vários anos, no sentido de traçar uma estratégia para a região expressar o que ela tem de melhor em termos de qualidade do café, cultura, sustentabilidade e trabalho dos cafeicultores, com o intuito de fortalecer os pequenos negócios e lideranças de diversas cidades de Minas e de São Paulo”, relatou Ivan Figueiredo, analista do Sebrae Minas.

Comemoração

Em Poços de Caldas, produtores de café que se reuniram em torno da nova marca coletiva assistiram juntos à live na agência de atendimento do Sebrae Minas. “Há nove anos, trabalhamos por esta marca e hoje chegamos ao ponto crucial da nossa história”, comentou Marco Sanches, presidente da Associação dos Produtores do Café Vulcânico.

De acordo com o diretor da Unidade de Agroindústria do Café do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, campus Machado, Leandro Carlos Paiva, que participou do desenvolvimento do projeto, o café produzido na Região Vulcânica se destaca pela acidez cítrica intensa. “O sabor pode variar entre frutas amarelas, caramelo e chocolate, cuja combinação resulta em uma bebida encorpada, com textura sedosa e cremosa”, explica.

Expectativas

Ainda de acordo com o analista do Sebrae Minas, a intenção é que em um futuro próximo, a marca coletiva alcance outros produtos da região. “A partir de agora, começa um novo trabalho para estruturar a marca e os regulamentos de uso, buscando a melhoria contínua do café da região. Em seguida, pretendemos buscar outros segmentos, como doces, vinhos, queijos e turismo, para explorar todo o potencial da região vulcânica,” diz Ivan.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta