Autorizado financiamento para beneficiamento e industrialização de leite

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou medidas de apoio ao setor leiteiro, que enfrenta uma crise provocada pela alta dos custos de produção e pela queda dos preços do produto ao produtor. Em reunião realizada nessa quinta-feira (25), o CMN autorizou o financiamento para beneficiamento e industrialização de leite e ampliou o prazo para contratação de crédito de custeio para retenção de matrizes bovinas de leite.

A decisão amplia o prazo de reembolso do crédito de custeio pecuário para retenção de matrizes bovinas de leite e autoriza Financiamentos para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP), para beneficiamento e industrialização de leite, reforça em nota o Ministério da Economia.

“O aumento dos preços dos insumos para ração das vacas leiteiras, como milho e farelo de soja, levou à queda na relação de troca entre esses insumos e o leite. Para 2021, não há expectativa de recuo no preço dos insumos, o que reduz a rentabilidade do setor”, destaca a pasta.

Com objetivo de evitar a descapitalização desse segmento e garantir o abastecimento do mercado, pontua o Ministério da Economia, o CMN aprovou a contratação, até 30/06/2021, com recursos obrigatórios: de crédito de custeio com prazo de até 2 anos para retenção de matrizes bovinas de leite; e Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP) para beneficiamento ou industrialização de leite, com limite de crédito de até R$ 65 milhões, taxa de juros de 6% a.a. e prazo de reembolso de até 240 meses.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Autorizado financiamento para beneficiamento e industrialização de leite

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: