Goiás deve liderar produção nacional de sorgo, girassol e tomate em 2020/21

Foto: Fredox Carvalho/Gov; GO/Divulgação

Com previsão de produção de quase 1,2 milhão de toneladas de sorgo e de 42 mil toneladas de girassol, o Goiás deve se firmar como o maior produtor nacional das duas culturas na safra 2020/2021. É o que aponta o 9º levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados regionais foram compilados pela Gerência de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

De acordo com a Conab, a estimativa é de crescimento de 7,3% na safra de sorgo, em Goiás, em relação ao ciclo 2019/2020, e de 27,7% na produção de girassol, em igual comparação. A área plantada de sorgo e girassol deverá ser de 377,9 mil hectares e de 20 mil hectares, respectivamente. Com isso, a produtividade deve ser de cerca de 3,1 t/ha no sorgo e de 2,1 t/ha no girassol.

Outro destaque é a produção de trigo em Goiás, que deve crescer 142,4% na safra 2020/2021, em relação à temporada passada. Serão 224,0 mil toneladas, com produtividade de 4 t/ha. Isso faz do estado o quinto maior produtor nacional.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Tiago Mendonça, esses números comprovam a vocação do estado para o segmento agropecuário. “Além das culturas como soja e milho, que são referência no estado, outras atividades têm se destacado no cenário nacional, mostrando a diversificação da agricultura goiana e contribuindo para o fortalecimento de nossas cadeias produtivas.”

Safra goiana

Em relação à safra de grãos, Goiás deverá produzir mais de 24,6 milhões de toneladas na safra 2020/2021, ocupando a 4ª posição no ranking nacional – atrás de Mato Grosso (73,4 milhões de toneladas), Paraná (38,7 milhões) e Rio Grande do Sul (37,1 milhões de toneladas).

A previsão é de produção de mais de 13,7 milhões de toneladas de soja (4ª posição no ranking), quase 9 milhões de toneladas de milho (também 3ª posição) e 130,9 mil toneladas de arroz (8º maior produtor brasileiro).

IBGE

Conforme dados do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás deve ser o maior produtor de tomate no Brasil, com mais de 1,1 milhão de toneladas na atual safra, crescimento de 6,9% em relação à safra anterior. Destaque ainda para a cana-de-açúcar, já que o estado deve ser o terceiro maior produtor nacional, com quase 74,0 milhões de toneladas.

Da Seapa/GO

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: