Abiove nega que planeje propor ao governo retenção ou taxação da soja

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) nega que pretenda propor ao governo federal a adoção de mecanismos para tarifar ou reter parte da produção de soja no mercado interno, como informou a Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) em nota divulgada nesta segunda-feira (28).

“A Abiove não planeja propor nada do que foi mencionado [na nota da Aprosoja Brasil]”, disse ao AGROemDIA o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, André Nassar. “A Abiove nunca vai pôr em risco o negócio de exportação de soja”, reforçou.

Nassar se mostrou surpreso com a nota da Aprosoja Brasil. “É uma inverdade”, afirmou, referindo-se à possibilidade de a Abiove apresentar ao governo proposta de taxação ou retenção da soja no mercado nacional. Segundo ele, a Abiove e suas associadas nunca cogitaram tal possibilidade. “Não temos motivo para defender isso.”

Na nota, a Aprosoja Brasil relatou que a informação [sobre a proposta de reter ou taxa a soja no mercado interno] tem repercutido entre agentes do mercado, trazendo grande apreensão aos produtores.

“Tivemos conhecimento de que os bons preços pagos pela soja no mercado internacional atualmente podem ser motivo de propostas de intervenção no livre mercado, obrigando produtores a vender percentual de sua produção para o mercado interno”, pontuou a Aprosoja Brasil.

Clique aqui para ler a íntegra da nota da Aprosoja Brasil.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: