Deputado propõe criação de Complexo de Desenvolvimento Rural do DF

Foto: Rogério Lopes/Divulgação

O Distrito Federal pode ganhar um complexo de desenvolvimento rural. A proposta foi apresentada pelo vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Delmasso (Republicanos-DF). Segundo ele, o objetivo é atrair mais investimentos, nacionais ou estrangeiros, para a agropecuária local –seja ela de grande ou de médio porte ou da agricultura familiar –, a fim de elevar a produção e a competividade das exportações.

De acordo com o projeto de lei de Delmasso, o Complexo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal deve ser formado pelas áreas rurais inseridas na APA Cafuringa, APA Descoberto, APA Gama, Cabeça de Veado e APA Lago Paranoá.

O deputado ressalta que as áreas rurais desempenham diversas atividades no processo de desenvolvimento socioeconômico. Ao longo dos anos, acrescenta, o campo ganhou novas frentes de produção, que igualmente contribuem na geração de emprego e renda:

“A função produtiva, antes restrita à agricultura, passa agora a abranger diversas atividades, como o artesanato, o processamento de produtos naturais, o turismo rural e a conservação ambiental.”

Novos produtos e serviços

Conforme o parlamentar, a formação do complexo implicará na criação de novos produtos e serviços, associados a novos mercados. “E essa é uma tentativa de reconstruir a agricultura não apenas nos estabelecimentos, mas em termos regionais e da economia rural como um todo.”

Delmasso assinala que a agricultura de Brasília evoluiu com o aumento da exportação e do consumo interno, impulsionada pelas políticas macroeconômicas e políticas específicas para o campo, como o crédito rural.

O aumento de produtividade, destaca Delmasso, trouxe efeitos positivos para o DF, como a ampliação da disponibilidade de alimentos, o que garante segurança alimentar para o abastecimento interno.

“Esse projeto contribuirá com toda a população que depende das áreas rurais, além das localidades com características rurais, para manter suas produções, como as hortaliças orgânicas”, diz a presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural do Lago Norte, Mônica Peres.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: