Eleições 2022: Lula amplia vantagem e pode vencer no 1º turno, diz Datafolha

Foto: Ricardo Stuckert

Da redação, com IG-Último Segundo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida pela Presidência, com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda colocação. É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26). Lula aparece com 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 27%. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. Nesse cenário, Lula venceria as eleições no 1º turno das eleições, em 2 de outubro deste ano.

Esta é a primeira pesquisa nacional divulgada pelo instituto após as retiradas das pré-candidaturas do ex-ministro Sergio Moro (União), em abril, e do ex-governador João Doria (PSDB), confirmada no início desta semana. O Datafolha testou dois cenários, um com Doria e outro sem candidato do PSDB, sigla que articula uma coligação com o MDB.

No lugar de Moro, que somava 8% das intenções de voto na pesquisa Datafolha de março, quando ainda estava filiado ao Podemos, o instituto incluiu como pré-candidato o ex-ministro e general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz (Podemos). Santos Cruz, por ora, não tem se colocado oficialmente como pré-candidato à Presidência.

Confira o desempenho dos presidenciáveis:

Pesquisa realizada entre 25/05 e 26/05 (em %)

– Lula (PT): 48%

– Jair Bolsonaro (PL): 27%

– Ciro Gomes (PDT): 7%

– André Janones (Avante): 2%

– Simone Tebet (MDB): 2%

– Pablo Marçal (PROS): 1%

– Vera Lúcia (PSTU): 1%

– Brancos e nulos: 7%

– Não sabe/não respondeu: 4%

– Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União), Eymael (DC) e General Santos Cruz (Podemos): não chegaram a 1%

Em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista registra 58% das intenções de voto, contra 33% do atual presidente. Na pesquisa anterior, o petista tinha 55% contra 34% de Bolsonaro. A vantagem passou de 21 pontos percentuais para 25.

Na pesquisa espontânea, segundo o Datafolha, o ex-presidente Lula (PT) cresceu 8 pontos percentuais desde o último levantamento. Ele agora marca 38%, ante 30% de março. Já Bolsonaro, que antes tinha 23%, agora marca 22%.

Com isso, o petista marca seu melhor índice na pesquisa espontânea desde o início da atual série do Datafolha, em maio de 2021.

O Datafolha entrevistou, nesta quarta e quinta-feira, 2.556 eleitores em 181 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05166/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: