FPA comemora 10 anos do Código Florestal, marco na história do agro

Foto: FPA/Divulgação

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) comemorou, na noite dessa terça-feira (31), no Clube Naval, em Brasília, os 10 anos da promulgação do Código Florestal Brasileiro. Além de integrantes da bancada, autoridades e representantes do setor agropecuário participaram da solenidade, na qual foram homenageadas personalidades que se destacam no agro. O evento também contou uma exposição sobre a trajetória do processo de aprovação da lei no Congresso Nacional.

O presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), destacou o resultado do trabalho do Código Florestal e de outros projetos liderados pelo colegiado. De acordo com o parlamentar, nada seria possível sem o apoio técnico do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e dos demais parlamentares ligados ao setor.

“Muito do que nós estamos comemorando é resultado do trabalho de todos que estão aqui. Não podemos esquecer da FPA, do IPA, com o apoio técnico, e de todos os que se dedicam ao setor agropecuário diariamente. É motivo de muita honra servir à sociedade brasileira e ao meu país. Poder representar as causas do nosso povo brasileiro, em especial do produtor rural”, disse Sérgio Souza.

Deputado Sérgio Souza – Foto: FPA/Divulgação

O deputado afirmou que uma das metas do Código é a produção de alimentos, no qual o Brasil “é um gigante mundial”. “Nós tivemos mulheres e homens gigantes que aprovaram o Código Florestal, que alimentam a todos os brasileiros e ainda são responsáveis por exportar os excedentes a mais de 200 países. O sucesso desta lei é exemplo para o mundo.”

A lei é um divisor de águas para o país – Nilson Leitão, presidente do IPA

O presidente do IPA, Nilson Leitão, parabenizou os parlamentares que participaram do processo de criação e aprovação do Código Florestal. Ele citou o árduo trabalho realizado dentro e fora do Congresso Nacional. “A lei é um divisor de águas para o país”.

Nilson Leitão entende que o momento é de agradecer a FPA pelos trabalhos realizados durante todos estes anos. “As conquistas, neste período de 10 anos, foram fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, gerando renda e trabalho. O Brasil é o país do agro e prova isso a cada conquista”.

Nilson Leitão, presidente do IPA – Foto: FPA: Divulgação

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, enfatizou que a importância do Código ultrapassa diversas barreiras e atinge também questões de segurança alimentar. Segundo ele, “pode-se bater no peito e dizer que somos a potência agroambiental que todos sonham em ser”.

Lutaremos juntos pela melhoria da lei – Zequinha Marinho, senador pelo PA

A ex-ministra da Agricultura e deputada federal Tereza Cristina, que recebeu o prêmio Moacir Micheletto de Personalidade do Ano, sublinhou o trabalho desenvolvido pela bancada. “Quero dividir com toda a FPA este troféu, que pertence a todos que se dedicam pelo desenvolvimento do nosso país. São mais de 6 milhões de cadastros no CAR que precisam ser analisados e aí, sim, estaremos com o nosso meio ambiente resolvido, com segurança e sendo exemplo para o mundo.”

Marcos Montes, ministro da Agricultura – Foto: FPA/Divulgação

O senador Zequinha Marinho (PL-PA), vice-presidente da FPA no Senado, assinalou que trabalho realizado há uma década resultou em uma das leis mais rigorosas do mundo, que ainda requer atualizações. “Conciliamos tudo isso num verdadeiro marco legal. Algumas coisas precisam ser implementadas, mas aquilo que já foi colocado em prática é motivo de comemoração. Lutaremos juntos pela melhoria da lei e para que ela esteja sempre presente na vida do brasileiro”.

Na opinião do ex-deputado e último relator do Código Florestal na Câmara dos Deputados, Paulo Piau, o Código antigo não se ajustava mais ao Brasil atual. “Foram mais de 200 audiências públicas que levaram o novo Código Florestal a ser um grande norte que o país precisava. A mudança realizada pelo texto foi o enfrentamento que precisávamos, com a participação democrática de todos os lados.”

Senador Zequinha Marinho – Foto: FPA/Divulgação

Prêmio FPA destaca personalidades do agro

Durante o evento, foi entregue o Prêmio FPA, que agraciou personalidades do setor agropecuário: a deputada federal Tereza Cristina (PP-MS), na categoria Personalidade do Ano; o ex-deputado federal Aldo Rebelo, relator do Código Florestal na Comissão Mista do Congresso Nacional, na categoria Atuação Política; o deputado federal e presidente da FPA, Sérgio Souza (MDB-PR), na categoria Parlamentar Destaque; a engenheira Mariângela Hungria, na categoria Acadêmica; e os jornalistas Rafael Walendorff, do jornal Valor Econômico, Iuri Pitta, da CNN Brasil, e Paulo Saad, diretor do Grupo Bandeirantes, na categoria Imprensa.

Paulo Piau, ex-deputado e último relator do Código Florestal na Câmara dos Deputados – Foto: FPA/Divulgação

Da redação, com Agência FPA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: