MT: Prêmio Sistema Famato debaterá tecnologia e inovação

a _ famato 10
Famato premiará ideias inovadoras do agro de MT – Foto: Divulgação/Famato

O painel “Os desafios do Agro: a solução mora no produtor” é um dos destaques da programação da 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo, nesta quinta-feira (9), a partir das 13h30, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá. O evento é voltado ao debate e troca de conhecimento sobre tecnologia e inovação no agronegócio.

O Sistema Famato premiará as melhores ideias apresentadas no agro mato-grossense na área de inovação – tema da edição do prêmio deste ano. O evento é promovido pela Famato em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Três nomes de sucesso no mundo digital Agtech farão parte do painel: Maikon Schiessl, diretor de Agtech na Associação Brasileira de Startups; Alex Miranda, da Tecnologia e Inovação (TAG) de Sorriso; e o produtor rural e empreendedor digital em Educação Agro Adolfo Petry.

O objetivo do painel é mostrar o avanço das transformações tecnológicas no campo. Além de conhecer as fazendas vencedoras e referência em inovação em MT, os participantes saberão como as startups colocam em prática ideias inovadoras, traduzidas em eficiência, qualidade de produtos e responsabilidade com o meio ambiente.

Soluções para o agro

Schiessl antecipa que mostrará os desafios da criação de soluções tecnológicas para o agro, a conectividade no campo e o surgimento de uma empresa ou startup.

Ele também abordará problemas que dificultam os empreendimentos no campo e como superá-los. “Além do problema, vamos debater as soluções.”

A iniciativa do Sistema Famato de incluir a “inovação tecnológica” na programação da 3ª Edição do Prêmio Sistema Famato em Campo é elogiável, destaca Schiessl.

“O Sistema Famato está no caminho certo. Outras instituições públicas e privadas deveriam seguir o exemplo e começar a abordar esse tema com mais profundidade.”

Já Adolfo Petry mostrará no painel que é possível empreender, ter retorno financeiro e ainda fortalecer a classe produtora. Ele coordena a plataforma online da Escola Agro, que está ar há quatro meses e já teve cerca de 19 mil acessos e 700 alunos inscritos no primeiro módulo do curso.

O diferencial da programação do evento de premiação deste ano é a participação da rede de inovação AgriHub, que surgiu da necessidade de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio. A rede foi pensada pelo Imea, em parceria com a Famato e o Senar-MT.

Da redação, com informações da Famato

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta