Registro definitivo do benzoato de emamectina está mais próximo

a _ lagarta
Divulgação; Abrapa

A aprovação no Brasil do inseticida Proclaim 50, da Syngenta, só depende de um posicionamento favorável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A expectativa da entidade é que o Mapa anuncie sua decisão nos próximos dias.

O Proclaim 50, cujo princípio ativo é o benzoato de emamectina, é usado no combate à Helicoverpa armigera – lagarta que causa enormes prejuízos às lavouras de algodão, milho, soja.

Os outros dois órgãos federais que tratam do assunto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já emitiram pareceres permitindo o uso do Proclaim 50. A última manifestação favorável foi da Anvisa.

Depois da aprovação do registro do Proclaim 50 pelo Mapa, a Syngenta terá de submeter o processo a cada um dos órgãos competentes nas unidades da Federação. O prazo para que o processo se complete dependerá de cada estado.

A Syngenta deu entrada no processo regulatório do produto junto ao Ibama, Anvisa e Mapa em 23 de agosto de 2013. Cada um desses órgãos realiza uma avaliação específica e independente dos demais.

Dôssie ambiental

O Ibama é responsável por compor um dossiê ambiental, no qual avalia o potencial de periculosidade do produto (PPA).

A Anvisa elabora o dossiê toxicológico, por meio do qual mensura os riscos da substância para a população e define os níveis de resíduos que podem conter nos alimentos e as condições de uso quanto à segurança de quem aplicará a substância na lavoura.

O Mapa checa a eficiência e o potencial de uso na agricultura, por meio de um estudo agronômico. A expedição do registro é atribuição do Mapa.

Prazo ampliado

No último dia 6, o Mapa publicou a Portaria nº 2.293, por meio da qual ampliou o prazo do período de emergência fitossanitária para a lagarta helicorverpa em seis estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Maranhão e Bahia.

 

 

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: