Regulamentação da produção e venda de sucos artesanais vai à sanção presidencial

 

 

alceu-moreira- lucio-bernardo-jr-camara-dos-deputados-1.jpg
Foto: Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados

 

O Senado aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto que regulamenta a produção e venda de sucos e polpas da agricultura familiar. Agora, a medida vai à sanção do presidente Michele Temer.

Segundo o autor, deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), o pequeno produtor rural é desestimulado a processar sua matéria-prima em razão das exigências para registro. Em consequência disso, apenas 1% dos sucos e polpas consumidos no país têm procedência de pequenas propriedades.

Pelo projeto, o procedimento para o registro do estabelecimento, bem como os requisitos de rotulagem dos produtos serão simplificados, conforme regulamento.

O texto ainda mantém a exigência de supervisão de um responsável técnico habilitado, padronização e envasilhamento.

Já a comercialização deve ocorrer diretamente ao consumidor final na sede do estabelecimento, em local mantido por associação de produtores, em feiras livres ou para programas de aquisição de alimentos.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: