Dificuldades de embarques limitam negócios com soja

soja 15 15 4 19
Chuvas prejudicam transporte da oleaginosa para os portos – Danilo Estevão/Embrapa

O ritmo das exportações de soja e derivados diminuiu em razão da dificuldade de embarque. Alguns traders consultados pelo Cepea indicam que as chuvas ocorridas nas últimas semanas atrasaram a programação de escoamento nos principais portos brasileiros: Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS).

Esse cenário reduziu as cotas nos armazéns portuários para tradings que pretendiam enviar novos lotes para esses portos.

As exportações foram limitadas também pelo atraso de navios, especialmente em Santos. Neste caso, os lotes que deveriam ser escoados nas duas últimas semanas foram prorrogados para a segunda quinzena deste mês.

Na região do Matopiba, de acordo com levantamento do Cepea, precipitações seguem atrasando a colheita e limitando as comercializações.

Quanto aos preços, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá recuou 1,2%, a R$ 76,50/saca de 60 kg no dia 12. No mesmo comparativo, o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná teve baixa de 0,8%, a R$ 71,87/sc de 60 kg nessa sexta.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Dificuldades de embarques limitam negócios com soja

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: