Diretoria de Gestão da Apex-Brasil divulga balanço de 100 dias de governo

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Economia de R$ 4,5 milhões por ano com o afastamento de funcionários em situação irregular, seguindo orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), e de R$ 2,5 milhões anuais com o fechamento dos escritórios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em Havana e Luanda, em razão do baixo desempenho e resultados. Essas são algumas das ações destacadas pela Diretoria de Gestão Corporativa da Apex-Brasil, em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (17), ao apresentar balanço sobre os 100 dias do governo Bolsonaro.

O comunicado ressalta ainda a economia de 60% nas despesas com telefonia com o cancelamento de linhas de celulares corporativos que apresentavam gastos incompatíveis com a boa governança.

No balanço de 100 dias de governo, o diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil, Márcio Coimbra, cita também a participação do órgão em feiras internacionais em Tóquio, Washington e Jerusalém, como parte do esforço do governo para ampliar as exportações de serviços e produtos brasileiros, entre eles o da cadeia produtiva do agronegócio.

Abaixo, a íntegra da nota oficial da Diretoria de Gestão Corporativa da Apex- Brasil

“Em virtude dos 100 dias de governo, a Diretoria de Gestão Corporativa da ApexBrasil vem agradecer seu excelente quadro técnico pelo trabalho desenvolvido até aqui, ao mesmo tempo que apresenta suas principais entregas neste período.

  1. Nos últimos 100 dias, esta diretoria pautou seu comportamento pela valorização do quadro técnico, promovendo nomes de carreira para cargos de gestão porque acredita na excelente capacidade de seu quadro efetivo.
  2. No intuito de valorizar o pessoal da Agência, fortalecendo a meritocracia, esta diretoria cumpriu integralmente a orientação do TCU e MPT de afastar todos os funcionários considerados irregulares em tempo recorde, absorvendo na mesma medida profissionais aprovados em processo seletivo público para ocupar estas posições. Esta medida gerou uma economia imediata de 4,5 milhões de reais por ano.
  3. Com o objetivo de aumentar os mecanismos de controle e garantir o cumprimento das exigências legais e normativas internas foi criada nos primeiros 30 dias desta gestão, a Gerência de Governança e Compliance, com o objetivo de adequar a estrutura de integridade da Apex-Brasil de maneira justa e perfeita ao modelo do programa da CGU.
  4. No intuito de replicar as boas práticas do mercado e da administração pública, esta diretoria optou por cancelar o uso de celulares corporativos que geravam gastos incompatíveis com a boa governança pretendida pela Agência. Uma economia de 60% nos custos.
  5. Em razão do baixo desempenho e resultados dos escritórios de Havana e Luanda, foi determinado o encerramento das atividades da Apex-Brasil em Cuba e Angola gerando uma economia de 2,5 milhões de reais por ano.
  6. Visando ampliar a presença da Apex-Brasil no exterior, a exemplo das demais agências de promoção de exportação no mundo, o que facilitará o acesso do exportador e atração de investimentos, esta diretoria propôs um audacioso projeto de expansão internacional integrado ao Itamaraty, que aumentará exponencialmente a um custo baixo, a presença da Agência no exterior. O programa prevê a expatriação de funcionários de carreira, valorizando o excelente quadro técnico da Apex-Brasil, de forma estratégica integrado ao setor de promoção comercial do MRE ao redor do mundo.
  7. Ainda nestes 100 dias, esta diretoria, iniciou a implementação do sistema eletrônico do fluxo de processos da Agência com o objetivo de agilizar o atendimento, gerando economia, eficiência, controle e segurança.
  8. A eficiência chegou também no fluxo de viagens e presença em eventos internacionais, alocando de forma eficaz e objetiva nossos colaboradores nas ações promovidas pela Apex-Brasil, gerando economia e aumento na qualidade de prestação do serviço.
  9. A reestruturação da área de Relações Institucionais e Governamentais também esteve no radar desta diretoria desde o seu primeiro dia. Adequada aos modernos padrões de ética e governança, tornou-se um instrumento poderoso de interlocução da Agência com seus stakeholders.
  1. Diante do aumento da presença institucional da Agência e seus projetos de ampliação dentro da estrutura do Itamaraty, esta diretoria esteve presente em locais estratégicos como Tóquio, Washington e Jerusalém em feiras seminais para o produtor brasileiro, como Foodex e Seafood, além de acompanhar as visitas presidenciais na Brasil-US Chamber of Commerce e na gestão da rodada de negócios promovida pela Apex em Israel.

A Apex-Brasil é gerida por um órgão executivo, colegiado composto por três diretores, seguindo padrões internacionais reconhecidos de boa governança e administração, portanto seus atos são deliberados de forma conjunta, o que gera maior controle, segurança, minimizando a ingerência política.

Como área meio da Apex-Brasil, responsável pelo bom andamento da Agência em seus processos internos, a Diretoria de Gestão Corporativa vem, diante desta nota, prestar esclarecimentos, apresentando suas principais entregas destes 100 dias. Ao mesmo tempo, rejeita qualquer movimento que tenha como objetivo atingir a imagem da Agência, desqualificar seu corpo técnico e o compasso da gestão, que produziu resultados reais em pouco tempo de trabalho.

O impacto sentido nos dias atuais é decorrente das novas práticas de gestão e controle adotadas por esta diretoria, que busca aperfeiçoar os sistemas já existentes. Uma gestão moderna que auxilia na criação de modelos mais eficientes de administração.

O intuito desta diretoria é produzir gestão eficiente, controle nos processos, inovação em suas práticas e transparência de suas ações. Certos de que possuímos um corpo técnico de excelência capaz de fazer diferença na vida do exportador brasileiro, estamos seguros que trilhamos o caminho virtuoso da ética e da seriedade, valores que fazem parte de nossa equipe, traduzidos no reconhecimento de nosso trabalho pelas entidades setoriais.

Diretoria de Gestão Corporativa da Apex-Brasil”

 

 

AGROemDIA

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