Com oferta abundante, Brasil pode ter recorde de exportações de milho

milho 25 25 2 olímpio oliveira filho embrapa
Foto: Olímpio Oliveira Filho/Embrapa

Diante da expectativa de um novo aumento da produção de milho ‘safrinha’ 2018/19, divulgada pela INTL FCStone, atingindo o recorde de 72,4 milhões de toneladas, aumentou a disponibilidade do cereal no mercado doméstico. Com isso, o Brasil tem possibilidade de elevar as exportações do grão, atingindo, inclusive, um recorde de embarques.

“Mesmo com expectativas para as exportações muito positivas, as estimativas para os estoques finais da safra 2018/19 ficaram acima de 17 milhões de toneladas”, diz a analista de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.

A INTL FCStone indicou, em relatório, que a produtividade em Mato Grosso do Sul e em Goiás ocasionaram a elevação do recorde para a produção de inverno. Com a colheita caminhando para o final, confirma-se uma excelente safra, com plantio mais cedo em 2019 e clima favorável.

Em sua revisão de agosto, a INTL FCStone não trouxe alterações nos números da primeira safra de milho, mantendo a produção do ciclo 2018/19 em 28 milhões de toneladas.

Quanto à exportação do cereal estimada pela consultoria, registrou-se aumento de 1 milhão de toneladas, alcançando 36 milhões de toneladas, enquanto a demanda doméstica subiu para 63 milhões de toneladas, diante de embarques aquecidos de carnes.

“As exportações de milho começaram a ganhar força mais cedo neste ano, com resultado acima de 1 milhão de toneladas já em maio. Com as perdas nos EUA, o Brasil deve ter espaço para embarcar volumes maiores, principalmente neste segundo semestre, com grande potencial de atingir um recorde”, avalia a analista Ana Luiza.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: