Sistema CNA/Senar reforça apoio à rastreabilidade de frutas e hortaliças

O Sistema CNA/Senar lançou ações e conteúdos para auxiliar os produtores rurais a se adequarem à Instrução Normativa Conjunta (Mapa/Anvisa) 02/2018, que define os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade na cadeia produtiva de vegetais.

Uma das iniciativas é a cartilha “Como implementar a rastreabilidade vegetal e ter segurança jurídica”, que, além de explicar em linguagem simples as obrigações e meios de cumprimento da norma, fornece orientações para a garantia da segurança jurídica.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA, Manoel Oliveira, a cartilha surgiu de uma demanda do setor produtivo, que convive com constantes dúvidas em relação ao cumprimento da norma.

“Muitos produtores têm dúvidas quanto ao processo de amostragem e fiscalização, prazos para adequação e responsabilidades previstas na norma. Esse material foi construído para esclarecer os principais questionamentos que chegaram ao Sistema CNA/Senar”, disse Manoel.

A cartilha também cita a ferramenta Agritrace Rastreabilidade Vegetal, da CNA, que com baixo custo também auxilia os produtores no cumprimento da Instrução Normativa Conjunta.

Outra ação de apoio ao produtor é o curso sobre Boas Práticas na Produção Vegetal, lançado pelo Senar, em formato EAD. O treinamento fornece orientações de boas práticas em todas as etapas de produção e inclui, em todos os módulos, tópicos relacionados à adequação da normativa.

Conforme a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda de Almeida, o treinamento foi uma demanda do setor produtivo diante das dificuldades de acesso à informação por muitos agricultores.

“O curso na modalidade EAD foi pensando para o fornecimento de informações de qualidade, de forma objetiva e para o maior número de pessoas possível. O objetivo do Senar é popularizar essas informações entres os produtores de frutas e hortaliças do país”, assinalou Janete.

Da CNA

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: