Melhoramento genético bovino é tema de encontro da ANC

O melhoramento genético de bovinos de corte será tema do Meet da Carne, promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) em Bagé (RS). A primeira edição do encontro, que deve ocorrer em outras localidades do país, será no dia 26 de abril, na Associação Rural de Bagé, a partir das 19h30min. O projeto visa a mostrar aos criadores a importância da seleção de animais com base em seus dados, a fim de garantir maiores rendimentos de carcaças e, consequentemente, a produção de cortes premium. O evento será aberto ao público e não é preciso se inscrever.
As palestras serão comandadas pela superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Marcos Yokoo e pelo analista da Embrapa Pecuária Sul Henry Gomes de Carvalho. Eles falarão sobre as aplicabilidades do Promebo no dia a dia dos criadores, funcionalidades do Origen e os avanços trazidos à pecuária nacional através da utilização do programa.
Presidente da ANC, Joaquin Villega diz que a informação se tornou uma ferramenta indispensável no melhoramento genético dos rebanhos brasileiros. Neste sentido, acrescenta, o Promebo tem contribuído com a seleção precisa dos exemplares. “Ter à disposição os dados dos animais não é mais uma opção. Para produzir carne de qualidade é necessário saber se os exemplares têm aptidão para isso, o que se garante através de informações genéticas”.
A expectativa, segundo Silvia, é que os criadores da região participem desta primeira edição, permitindo a aproximação da entidade com aqueles que trabalham na seleção. “O objetivo é que eles entendam as potencialidades das informações e busquem colocar a seleção por meio de dados na prática de suas propriedades”.
O evento conta com o apoio da Embrapa Pecuária Sul, dos programas de carne das raças Angus, Charolês, Devon e Hereford e da Associação Rural de Bagé.