Robô “agro” é atração de mostra tecnológica no Paraná

robo agro cocamar 1
Foto: Divulgação/Cocamar

Pela primeira vez no Brasil, um robô “agro” vai interagir com o público. Ele será apresentado durante o SafraTec 2018, mostra tecnológica regional que a Cocamar Cooperativa Agroindustrial promoverá em Floresta, na região de Maringá (PR), quarta (24) e quinta-feira (25) deste semana.  A estimativa é que o evento receba a visita de mais de 5 mil produtores.

O robô fala a linguagem do agronegócio brasileiro, diz Ricardo Matiello, CEO da startup FarmGO, uma das empresas participantes do evento, com sede em Maringá. O robô aborda temas como transformação tecnológica no campo e agricultura digital e mostra o uso de ferramentas para coleta e interpretação de dados em lavouras.

Durante o evento, adianta Matiello, haverá ainda demonstrações de drones para monitoramento agrícola, que apontam por meio de aplicativo de celular os locais onde há problemas de pragas ou doenças na plantação.

Estações meteorológicas portáteis e equipamentos que integram o portfólio da startup com maquinários e implementos agrícolas também serão apresentados no SafraTec, segundo Matiello.

Irrigação

Outra novidade na mostra tecnológica é o sistema de irrigação por pivô central. Mais utilizado nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, o equipamento está sendo difundido pela Cocamar como uma estratégia para os produtores terem mais segurança em suas safras, reduzindo o risco de perdas com estiagens.

O déficit hídrico em períodos críticos para as plantas, como o de formação de vagens e enchimento de grãos na cultura de soja, causa perdas que podem ser expressivas.

Além disso, quando contam com sistema de irrigação, como o pivô central, os produtores podem semear mais cedo. Com um calendário menos apertado, eles também têm condições de investir até mesmo em uma terceira safra no intervalo entre as culturas de milho e soja.

Em Cruzeiro do Oeste (PR), o cooperado da Cocamar Luiz Fernando Paro tem um pivô em sua propriedade, instalado há quatro anos. Na última safra de soja, sua produtividade média foi de 177 sacas por alqueire (73/hectare).

No atual ciclo, Paro realizou a semeadura em 17 de setembro, época em que a região passava por estiagem, sob altas temperaturas, fatores que obrigaram os demais produtores da região a fazer a operação mais tarde, no retorno das chuvas.

Unidade de Difusão Tecnológia

A Safratec será realizada na Unidade de Difusão Tecnológica (UDT) em Floresta, ao lado da PR-317. A feira reunirá 80 empresas parceiras na apresentação de seus produtos e serviços, voltados ao incremento da produtividade das lavouras. O local estará aberto à visitação das 8h às 16h30.

Na entrada, visitantes são convidados a doar um item de higiene pessoal, que será distribuído para entidades assistenciais.

Da redação, com informações da Cocamar

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: